[Resenha] Acordar Outra Vez – Joshua Ferris

02

Editora: GloboLivros

Sinopse: “Engraçado, instigante e comovente.” Stephen King
Paul O’ROuRke — dentista extraordinário, nova-iorquino com uma relação de amor e ódio com a cidade, ateu declarado, um descontente torcedor do Red Sox e apreciador de um bom mocaccino — é um jovem sem contato com a vida moderna. O mundo milimetricamente organizado de Paul sai dos eixos quando alguém começa a se passar por ele na internet.
Paul assiste com horror impotente como um site, uma página no Facebook e uma conta no Twitter são criados em seu nome para promover uma religião antiga e pouco conhecida. No entanto, o que começou como uma violação escandalosa de sua privacidade logo se torna algo muito mais profundo e assustador: a possibilidade de que o “Paul virtual” poderia ser uma versão melhor do que o de carne e osso.

Sabe aquele personagem chato, super chato que chega a dar nos nervos? Esse é Paul o cara mais chato que me conquistou e me fez dar altas gargalhadas.

Paul O’Rourke, um dentista renomado, ateu, egocêntrico, antissocial, super organizado, torcedor nato do time de beisebol Red Sox e tem sérios problemas com relacionamentos amorosos. Um deles é sua recepcionista Connie, onde ele ainda tem sentimentos que precisam ser resolvidos.

Um certo dia, seu mundo cinza virá de cabeça para baixo. Alguém criou um site para sua clinica, estão postando no Facebook, Twitter coisas sobre uma religião desconhecida. Paul não sabe nada sobre o ocorrido, mas fica assustado e se pergunta se aquela pessoa virtual é uma versão melhorada dele.

“Eu era um dentista, não um site. Eu era uma confusão, não uma marca. Eu era um homem, não um perfil.”

Pensa em uma pessoa que se acabou com esse livro, o humor negro, as questões de como somos movidos pela tecnologia, as peculiaridades e questionamentos de Paul, fez o livro ser intrigante e desafiador.

Narrado em primeira pessoa, somos levados a conviver com as loucuras e descobertas desse protagonista nada convencional. Paul é um personagem com personalidade própria, sabe ter opinião para tudo, mas se pega a todo momento em questionamentos que o faz perder o rumo. O assunto religião é tratado a todo tempo no livro. Em certo momento tive que parar a leitura, para raciocinar o que ele estava dizendo.

“As pessoas causavam uma primeira impressão em mim, mas quando eu as conhecia melhor e detectava uma única falha, acabava tudo.”

Dividido em duas partes no qual a primeira parte é misteriosa e divertida, já na segunda parte, senti o ritmo desacelerar. Mas nada que afetasse o desenvolver da trama. E sim passasse a ser uma narrativa mais densa.

Com uma escrita inteligente,marcante, o livro trata de assuntos como: religião, higiene oral, relacionamento,amor e amizade, sentido da vida e de como a tecnologia influencia o nosso mundo ou como aproveitar as pequenas coisas da vida.

Acordar outra vez é para aquelas pessoas que gostam de uma leitura engraçada, astuta  que te faça questionar a si mesmo,recomendo para você que gosta de ser desafiado.

“Nós somos o que somos para o bem ou para o mal,com exceção de alguns gestos fora do padrão e alguns momentos de vulnerabilidade.”

010

Anúncios

Conta pra gente o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s