[Resenha] Quando Tudo Volta – John Corey Whaley

Olá, leitores! Hoje tem resenha de mais um achado da Book Lovers Kids, um livro sensível sobre como a vida continua quando alguém que se ama desaparece.

quando-tudo-volta

Novo Conceito

Sinopse: Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador.
O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas.
Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.

“Quando Tudo Volta” foi mais um livro desconhecido que comprei em uma Book Lovers Kids, uma feira de livros que aparece de vez em quando em shoppings aqui na cidade. A maioria é de livros infantis, mas também têm alguns adultos e teens, e são baratos acho que paguei 10 reais por esse. Sempre encontro várias obras publicadas pela Editora Novo Conceito na feira, e são livros que sempre me surpreendem com histórias lindas, simples mas profundas (clique aqui para ler a resenha de Colin Fisher, outra boa aposta da editora encontrada na feira).

Cullen Witter, adolescente morador de Lily, Arkansas, vai conversando com o leitor nesse livro que é uma história bem real, do tipo que poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Sua família já está abalada pela morte de um primo de Cullen quando precisam lidar com outra tragédia: Gabriel, o irmão mais novo, desaparece sem deixar qualquer vestígio. As semanas vão passando e os habitantes acabam por deixar de lado a preocupação com o menino que sumiu por causa do aparecimento de um pássaro dado como extinto nos arredores da cidade.

Três horas depois, quando já tínhamos perguntado a todo mundo que conhecíamos e dirigido pela cidade duas vezes, decidimos chamar a polícia. Era uma quinta-feira quando meu irmão (…) desapareceu. Foi nessa mesma quinta-feira que John Barling apareceu na TV para falar sobre o pica-pau Lázaro, e que este havia ressuscitado dos mortos.

Ao mesmo tempo, temos capítulos intercalados que contam a história de Benton Sage e Cabot Searcy, que envolve fanatismo religioso e loucura. Isso foi bem confuso no início, já que parecia que o autor falava de dois mundos completamente diferentes.

Quando Benton Sage descobriu que partiria naquele ano em uma missão de sua igreja, ficou animado e em pânico.

O livro é carregado de emoção porque é bem real, apesar de ser uma ficção. O que se vê é uma família e amigos tentando seguir com a vida enquanto um pedaço tão amado deles está desaparecido e, provavelmente, morto. É difícil não pensar nas pessoas desaparecidas por aí e na força que seus conhecidos precisam para viver dia após dia.

– Ele era religioso, não era? – perguntou ela, em voz alta.

– Por que diz isso? – perguntou minha mãe.

– Muitas orações foram feitas aqui.

Apesar de bem escrito, o livro é meio tedioso no início. Em muitos momentos o que me forçou a continuar a leitura foi querer descobrir o que aconteceu com Gabriel e como as duas histórias, antes tão paralelas, se cruzariam. Demorou um pouco para fazer sentido, até que tudo se encaixou e percebi que até os nomes dos personagens foram escolhidos com cuidado e tinham muito significado. Sensível e emocionante!

4

Boa leitura, hunters! 😉

Anúncios

Conta pra gente o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s