[Resenhas de Clássicos] O Médico e o Monstro – Roberto Louis Stevenson

Olá leitores! Já comecei o ano com a leitura desse clássico para finalmente conhecer a história dos enigmáticos personagens Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

o-medico-e-o-monstro-1

Editora Nova Fronteira

Sinopse: As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino? Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.

Depois de terminar Frankenstein e ficar surpresa com as diferenças entre o que eu ouvia falar do clássico e a história real do livro, incluí O Médico e o Monstro na minha lista de leitura.

O livro é contado pelo ponto de vista de Mr. Utterson, advogado e amigo de longa data do médico Henry Jekyll. Depois de ouvir um relato perturbador sobre um tal de Hyde e desconfiar da ligação entre o estranho e seu conhecido, Utterson fica preocupado e começa uma investigação.

Mr. Hyde era pálido e pequenino. Dava a impressão de ser deformado, embora não tivesse qualquer anomalia visível Tinha um sorriso desagradável. Comportava-se diante do advogado com uma espécie de combinação fatídica de timidez e audácia, e falava com uma voz rouca, sussurrada e algo entrecortada.  

À medida em que a trama se desenrola, o suspense envolve um pouco de ficção científica e ainda beira o horror, discutindo a questão da dualidade humana. Existem pessoas boas e pessoas más ou todos temos o bem e o mal dentro de nós? E seria possível separar os dois lados?

O fim da história não é surpresa para muitos, pois O Médico e o Monstro foi bem difundido na cultura midiática. Mesmo assim a leitura vale muito a pena e olha que eu odeio spoiler. É um livro curto, quase um conto, que prende a atenção e faz refletir sobre o dualismo do ser humano.

5-estrela

Boa leitura, hunters! 😉

Anúncios

Conta pra gente o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s