Dia Nacional do Livro

Sabem que dia é hoje??

Bom, para os que não sabem, é dia de comemorar aquela história gostosa que você passou algumas horas lendo e que te fez viajar, mesmo estando em seu quarto.

Hoje comemoramos o aniversário da Kah, administradora do nosso blog. Mas não foi sobre esse tipo de comemoração que viemos falar hoje, mas sim que hoje é o dia do que nos une, e do nosso amor maior, pois hoje é o Dia Nacional do Livro.

Em meio a tanta tecnologia e o dia a dia atarefado, o livro ainda é uma grande presença em nossas vidas.

Nós, do Caçadores de Livros, somos extremamente apaixonados por eles… A textura da página, o cheiro, a sensação de um universo paralelo… Com essas histórias, podemos ir em diversos locais, sentir dor e amor, tristeza e alegria. Como diria Fernando Pessoa, “Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.”

A média brasileira é de quatro livros por ano, mas, atualmente isso tem começado a mudar. Existem projetos de incentivo à leitura nas escolas, como o Programa Nacional Biblioteca ad Escola, e o PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura), articulado pelo Ministério da Cultura e Ministério da Educação. Ambos tem o intuito de promover ações, programas e políticas governamentais para incentivar o hábito da leitura, das crianças aos adultos, e até mesmo a modernização das bibliotecas.

Uma curiosidade: a data 29 de outubro foi escolhida devido à fundação da Biblioteca Nacional, que inicialmente era chamada de Real Biblioteca (na época imperial), e começou com um acervo de 60 mil peças, de livros a manuscritos e mapas, trazidos em 1808 com a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro.

nossa Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, e uma das dez maiores do mundo, segundo a Unesco.

Enfim, pessoal, hoje temos muito a comemorar. Sem o livro, não seríamos nada, não é mesmo? Eles nos acompanham desde sempre, quando nossos pais liam histórias para dormirmos, nas escolas e até mesmo hoje, para ganharmos conhecimento e para nosso puro deleite. Eles nos proporcionam coisas únicas, pois cada um vai interpretar determinada história de uma forma e independente de quantas vezes você lê um livro, que até mesmo tem as falas decoradas, aquele sentimento ao ler e as borboletas no estômago, nunca vão sumir.

Feliz Dia Nacional do Livro!!! Mas, não os célebre apenas hoje… Trate seu livro com amor e carinho!! (Os amantes literários sabem que eles são como filhos, né? Nada de capa amassada e folhas dobradas kkkk).

” O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” 
Mário Quintana 

Conta pra gente o que achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s